Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Guerra Fria e a oposição entre capitalismo e socialismo

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final História Tempo da duração
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a emergência da Guerra Fria no contexto político mundial da segunda metade do século XX.
  • Identificar os interesses e objetivos da OTAN e do Pacto de Varsóvia no âmbito das disputas estratégicas e conflitos indiretos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética, durante a Guerra Fria.
  • Refletir sobre a reorganização da estrutura geopolítica mundial no período analisado.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Segunda Guerra Mundial.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretações de fontes escritas.
  • Análise de vídeos.
  • Produção de cartazes.
  • Produção de texto argumentativo.
  • Leitura e interpretação de charges e mapas.
  • Produção de texto dissertativo.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • TV/DVD.
  • Vídeos, charges e mapas.

 

I- A emergência da Guerra Fria no contexto da segunda metade do século XX

 

 Atividade 1

O fim da Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos

Trabalho em grupo: Produção de cartazes com recortes de jornais e revistas

 

Recorte de jornal, com a noticia da morte de Hitler

http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler

Acesso em 15/10/2013

 

 

Orientações para a atividade:

a. Divida os alunos em grupos.

b. Cada grupo deve selecionar e organizar recortes de jornais e revistas que tratem do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e seus desdobramentos. Para tanto, sob a orientação do professor, os alunos podem acessar sistemas de busca de imagens na internet (como o Google Imagens, por exemplo).

c. Outra possibilidade é que os alunos busquem reunir imagens do tema em questão a partir da consulta online em arquivos públicos ou em livros didáticos e paradidáticos (podem recorrer à biblioteca da escola ou demais bibliotecas de sua cidade). Neste caso, podem tirar cópias de imagens e recortá-las. 

d. Após a seleção das imagens os alunos estarão preparados para organizar os cartazes. O objetivo é que eles construam um mosaico de imagens (recortes de jornais e revistas) e frases sobre os acontecimentos que marcaram o final da segunda guerra e que marcaram o período imediatamente anterior à chamada "Guerra Fria". 

e. Cada grupo deve apresentar o seu cartaz aos demais colegas, justificando as escolhas e explicando o conteúdo das imagens.

Observação: antes das apresentações, é importante solicitar a orientação do professor a respeito de possíveis dúvidas relacionadas às imagens escolhidas. 

 

Atividade 2

A Guerra Fria: conceito e periodização

Dinâmica: Trabalho individual e em dupla

 

  • O que foi a Guerra Fria?

 

Orientações para a atividade:

a. Proponha aos alunos a leitura  dos textos abaixo, a respeito do conceito de Guerra Fria:

Texto 1 - Guerra Fria Texto 2 - Guerra Fria 

 

Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade.

Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome  Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo.

A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.

A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. Hoje, podemos ver isso claramente. Mas, na época, a situação se caracterizava como o equilíbrio do terror.

Texto 1 disponível em:  http://www.brasilescola.com/geografia/guerra-fria.htm

Texto 2 disponível em: http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica.htm

Acesso em 15/10/2013

 

 

b. Cada aluno, após a leitura atenta e silenciosa dos textos, deve procurar redigir, com as suas próprias palavras, o que foi a Guerra Fria.

c. Em seguida, ainda por escrito, no caderno, os alunos devem organizar um esquema com as principais características do período denominado "Guerra Fria". Veja como esquematizar as ideias de um texto em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914

 

  • Quais são os marcos históricos delimitadores do início e do fim da Guerra Fria?

 

d. Continuando a atividade, os alunos, divididos em duplas, devem buscar informações a respeito dos acontecimentos que marcaram o início e o fim da Guerra Fria. Abaixo, uma sugestão de texto:

Quando começou e quando terminou a Guerra Fria 

Não existe um consenso sobre a data exata do início da Guerra Fria. Para alguns estudiosos, o marco simbólico foi a explosão nuclear sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Outros acreditam que seu início data de fevereiro de 1947. Foi quando o presidente norte-americano Harry Truman lançou no Congresso dos Estados Unidos a Doutrina Truman, que previa uma luta sem tréguas contra a expansão comunista no mundo. E há também estudiosos que lembram a divisão da Alemanha em dois Estados, em outubro de 1949. O surgimento da Alemanha Oriental, socialista, estimulou a criação de alianças militares dos dois lados, tornando oficial a divisão da Europa em dois blocos antagônicos. Poderia ser esse o marco inicial da Guerra Fria. Não há consenso também sobre quando terminou a Guerra Fria. Alguns historiadores acreditam que foi em novembro de 1989, com a queda do Muro de Berlim, um dos grandes símbolos do período de tensão entre as superpotências. Nessa mesma perspectiva, o marco final da Guerra Fria poderia ser a própria dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, num processo que deu origem à Comunidade dos Estados Independentes. E outros analistas, ainda, consideram que o período terminou não em dezembro, mas em fevereiro de 1991, quando os Estados Unidos saíram da Guerra do Golfo como a maior superpotência de uma nova Ordem Mundial.

http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica.htm. Acesso em 15/10/2013

e. A partir da leitura atenta do texto, as duplas devem responder, por escrito:

  • Afinal, há consenso em relação aos marcos históricos relacionados ao início e fim da Guerra Fria?
  • Independente de um marco específico, o que é possível afirmar acerca do período em questão?

 

A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz, impossível (Raymond Aron)

f. A respeito da afirmação acima, atribuída a Raymond Aron, os alunos devem redigir um texto argumentativo, no qual se posicionem a respeito da questão:

Concordam com o autor? Por quê? Qual o significado da afirmação aparentemente contraditória? Ela se relaciona de que maneira ao período em questão?

g. Cada aluno deve elaborar  um texto argumentativo, colocando o seu ponto de vista a respeito da questão formulada. Os textos trabalhados nas atividades anteriores serão a referência para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto.

h. Para orientar os alunos em relação às características de um texto argumentativo, consulte:

Aula: "Os tipos textuais - leitura e reflexão", publicada no Portal do Professor: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179

i. O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos. Ao final, o professor também deverá colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.

 

 

Atividade 3

A Guerra Fria em charges

Dinâmica - Trabalho em trio e discussão coletiva

 

 

Charge A

 Orientações:

I. Os alunos, divididos em trios, devem analisar atentamente a charge e, em seguida, descrever, por escrito, todos os elementos observados.

II. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político. Oriente os alunos a levantarem hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência os textos  anteriormente trabalhados. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:

  • Refletindo sobre o contexto da Guerra Fria e relacionando ao ano em que a charge foi produzida, a quem os dois homens estariam representando?
  • Por que a bola que os homens utilizam possui a representação do mapa-múndi?
  • Qual é o fato histórico representado na charge? Qual a crítica do autor ao mesmo?

Confira uma interpretação da charge:

" O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico e político do mundo." (Link citado abaixo)

III. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada trio, deverá ser socializado na turma.

Charge produzida em 1946 por Belmonte, cartunista brasileiro.

http://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2003/hist_o1.html Acesso em 17/10/2013

    

  

Charge B


Orientações:

I. Seguir as mesmas orientações apresentadas nos itens III da charge A.

 II. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:

  • Refletindo sobre o contexto da Guerra Fria, a quem os dois homens estariam representando?
  • Sobre o que eles estão sentados? Qual o sentido crítico deste elemento na charge?
  • Qual o significado da "queda de braço" e do dedo em posição de "apertar o botão?"
  •  Qual é o fato histórico representado na charge? Qual a crítica do autor ao mesmo?

Confira uma interpretação para a charge no link indicado abaixo.

III. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada trio, deverá ser socializado na turma.

http://historiaporimagem.blogspot.com.br/2011/08/guerra-fria-em-charges.html Acesso em 17/10/2013

 

II - A Guerra Fria e a reorganização da estrutura geopolítica mundial

 

Atividade 1

A política de alianças na Guerra Fria: OTAN e Pacto de Varsóvia

Dinâmica: Trabalho em grupo

 

MAPA MAPA
Em destaque, países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) Em destaque, países do Pacto de Varsóvia

http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra7/blocosocialista-lesteeuropeu.htm

 

Durante a Guerra Fria, o mundo esteve dividido entre dois blocos, um liderado pelos Estados Unidos (potência capitalista) e o outro pela URSS (potência socialista). Esses países formaram alianças militares com o objetivo de defender seus interesses: a OTAN, sob influência dos EUA, e o Pacto de Varsóvia, sob a liderança da URSS. Proponha aos alunos uma reflexão sobre a temática, a partir das questões abaixo:

 

Orientações para a atividade:

a. Observando atentamente os mapas, responda:

  • Quais países se aliavam aos EUA, através da OTAN?
  • Quais os objetivos da OTAN? Como a organização atuava?
  • Quais países se aliavam à URSS por meio do Pacto de Varsóvia?
  • Quais os objetivos desta última aliança? Como ela atuava?
  • É possível dizer que essas alianças são expressões do que se denomina de Guerra Fria? Justifique.

 

b. Oriente os alunos a buscarem respostas a essas questões e organizá-las por escrito. Consultando livros didáticos e a internet os alunos podem ter acesso a textos e mapas relativos à OTAN e ao Pacto de Varsóvia. Estimule-os a selecionar e analisar outras fontes além das indicadas nesta aula.

Sugestões de fontes para a pesquisa:

O Bloco Socialista - Leste Europeu. http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra7/blocosocialista-lesteeuropeu.htm

OTAN. http://www.brasilescola.com/geografia/otan.htm

Pacto de Varsóvia. http://www.grupoescolar.com/pesquisa/pacto-de-varsovia.html

OTAN X Pacto de Varsóvia. http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/otan-x-pacto-varsovia-435069.shtml

 

c. Posteriormente, promova uma discussão coletiva para a socialização das respostas. O professor deve fazer os esclarecimentos necessários às possíveis dúvidas dos alunos.

 

 

Atividade 2

A construção do muro de Berlim

Dinâmica: Trabalho em grupo

 

 O que representou, no contexto da Guerra Fria, a criação do Muro de Berlim? Qual o significado político e social deste fato histórico?

 

1

http://www.youtube.com/watch?v=cuf3r-o871k

Acesso em 15/10/2013

 

Fontes para análise do tema:

Anos 60: ergue-se o muro de Berlim. http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra7/blocosocialista-lesteeuropeu2.htm

1961: construção do muro de Berlim. http://www.dw.de/1961-constru%C3%A7%C3%A3o-do-muro-de-berlim/a-608522

A construção do muro de Berlim: o auge da Guerra Fria. http://pessoas.hsw.uol.com.br/muro-de-berlim1.htm

 

Orientações para a atividade:

a. Divida os alunos em grupos.

b. Os grupos devem analisar as fontes propostas para a atividade: vídeo e textos. As ideias centrais das fontes devem ser esquematizadas no caderno. Confira no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914, as orientações para a produção de esquema.

c. Após o trabalho de análise das fontes, promova um debate sobre o tema, a partir da questão formulada inicialmente. Veja as orientações abaixo:

DEBATE

Promova um debate entre os alunos para que possam socializar as reflexões e discutir possíveis dúvidas que não foram esclarecidas.

a. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica.

b. Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresentará as questões que anotou durante o debate, as quais ainda necessitam de esclarecimentos, colocando as suas próprias considerações sobre o tema.

 

d. Finalize a atividade, propondo aos alunos que produzam um texto dissertativo sobre o tema debatido. Veja as orientações para a produção do texto dissertativo em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51471.

e. Os textos produzidos devem circular entre os alunos por meio de pendrives ou e-mail.

Recursos Complementares

Para os alunos:

FENELON, Déa. A guerra Fria. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Tudo é História, 64).

Guerra Fria. http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/ (Acesso em 15/10/2013)

Guerra Fria. Capitalismo e Socialismo.  http://guerra-fria.info/mos/view/Capitalismo_e_Socialismo/

Para os professores:

BARROS, Edgar de. A Guerra Fria. São Paulo/Campinas: Atual/Unicamp, 1984.

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretações de fontes escritas; análise de vídeo; produção de cartazes; produção de texto argumentativo; leitura e interpretação de charges e mapas; produção de texto dissertativo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.