21/10/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo da duração |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
A Segunda Guerra Mundial.
Estratégias:
Recursos:
Atividade 1 O fim da Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos Trabalho em grupo: Produção de cartazes com recortes de jornais e revistas |
Recorte de jornal, com a noticia da morte de Hitler
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler
Acesso em 15/10/2013
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em grupos.
b. Cada grupo deve selecionar e organizar recortes de jornais e revistas que tratem do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e seus desdobramentos. Para tanto, sob a orientação do professor, os alunos podem acessar sistemas de busca de imagens na internet (como o Google Imagens, por exemplo).
c. Outra possibilidade é que os alunos busquem reunir imagens do tema em questão a partir da consulta online em arquivos públicos ou em livros didáticos e paradidáticos (podem recorrer à biblioteca da escola ou demais bibliotecas de sua cidade). Neste caso, podem tirar cópias de imagens e recortá-las.
d. Após a seleção das imagens os alunos estarão preparados para organizar os cartazes. O objetivo é que eles construam um mosaico de imagens (recortes de jornais e revistas) e frases sobre os acontecimentos que marcaram o final da segunda guerra e que marcaram o período imediatamente anterior à chamada "Guerra Fria".
e. Cada grupo deve apresentar o seu cartaz aos demais colegas, justificando as escolhas e explicando o conteúdo das imagens.
Observação: antes das apresentações, é importante solicitar a orientação do professor a respeito de possíveis dúvidas relacionadas às imagens escolhidas.
Atividade 2 A Guerra Fria: conceito e periodização Dinâmica: Trabalho individual e em dupla |
Orientações para a atividade:
a. Proponha aos alunos a leitura dos textos abaixo, a respeito do conceito de Guerra Fria:
Texto 1 - Guerra Fria | Texto 2 - Guerra Fria |
Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade. Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo. |
A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência. A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. Hoje, podemos ver isso claramente. Mas, na época, a situação se caracterizava como o equilíbrio do terror. |
Texto 1 disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/guerra-fria.htm
Texto 2 disponível em: http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica.htm
Acesso em 15/10/2013
b. Cada aluno, após a leitura atenta e silenciosa dos textos, deve procurar redigir, com as suas próprias palavras, o que foi a Guerra Fria.
c. Em seguida, ainda por escrito, no caderno, os alunos devem organizar um esquema com as principais características do período denominado "Guerra Fria". Veja como esquematizar as ideias de um texto em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914
d. Continuando a atividade, os alunos, divididos em duplas, devem buscar informações a respeito dos acontecimentos que marcaram o início e o fim da Guerra Fria. Abaixo, uma sugestão de texto:
Quando começou e quando terminou a Guerra Fria Não existe um consenso sobre a data exata do início da Guerra Fria. Para alguns estudiosos, o marco simbólico foi a explosão nuclear sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Outros acreditam que seu início data de fevereiro de 1947. Foi quando o presidente norte-americano Harry Truman lançou no Congresso dos Estados Unidos a Doutrina Truman, que previa uma luta sem tréguas contra a expansão comunista no mundo. E há também estudiosos que lembram a divisão da Alemanha em dois Estados, em outubro de 1949. O surgimento da Alemanha Oriental, socialista, estimulou a criação de alianças militares dos dois lados, tornando oficial a divisão da Europa em dois blocos antagônicos. Poderia ser esse o marco inicial da Guerra Fria. Não há consenso também sobre quando terminou a Guerra Fria. Alguns historiadores acreditam que foi em novembro de 1989, com a queda do Muro de Berlim, um dos grandes símbolos do período de tensão entre as superpotências. Nessa mesma perspectiva, o marco final da Guerra Fria poderia ser a própria dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, num processo que deu origem à Comunidade dos Estados Independentes. E outros analistas, ainda, consideram que o período terminou não em dezembro, mas em fevereiro de 1991, quando os Estados Unidos saíram da Guerra do Golfo como a maior superpotência de uma nova Ordem Mundial. http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica.htm. Acesso em 15/10/2013 |
e. A partir da leitura atenta do texto, as duplas devem responder, por escrito:
A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz, impossível (Raymond Aron) |
f. A respeito da afirmação acima, atribuída a Raymond Aron, os alunos devem redigir um texto argumentativo, no qual se posicionem a respeito da questão:
Concordam com o autor? Por quê? Qual o significado da afirmação aparentemente contraditória? Ela se relaciona de que maneira ao período em questão?
g. Cada aluno deve elaborar um texto argumentativo, colocando o seu ponto de vista a respeito da questão formulada. Os textos trabalhados nas atividades anteriores serão a referência para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto.
h. Para orientar os alunos em relação às características de um texto argumentativo, consulte:
Aula: "Os tipos textuais - leitura e reflexão", publicada no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179 |
i. O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos. Ao final, o professor também deverá colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.
Atividade 3 A Guerra Fria em charges Dinâmica - Trabalho em trio e discussão coletiva |
Charge A | |
Orientações: I. Os alunos, divididos em trios, devem analisar atentamente a charge e, em seguida, descrever, por escrito, todos os elementos observados. II. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político. Oriente os alunos a levantarem hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência os textos anteriormente trabalhados. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:
Confira uma interpretação da charge: " O desenho de Belmonte sugere o início da Guerra Fria, caracterizado pelo embate entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o capitalista, liderado pelos EUA, que disputaram, pelas décadas seguintes, o predomínio técnico, militar, econômico e político do mundo." (Link citado abaixo) III. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada trio, deverá ser socializado na turma. |
|
Charge produzida em 1946 por Belmonte, cartunista brasileiro. http://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2003/hist_o1.html Acesso em 17/10/2013 |
Charge B | |
| Orientações: I. Seguir as mesmas orientações apresentadas nos itens I e II da charge A. II. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:
Confira uma interpretação para a charge no link indicado abaixo. III. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada trio, deverá ser socializado na turma. |
http://historiaporimagem.blogspot.com.br/2011/08/guerra-fria-em-charges.html Acesso em 17/10/2013 |
Atividade 1 A política de alianças na Guerra Fria: OTAN e Pacto de Varsóvia Dinâmica: Trabalho em grupo |
Em destaque, países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) | Em destaque, países do Pacto de Varsóvia |
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra7/blocosocialista-lesteeuropeu.htm
Durante a Guerra Fria, o mundo esteve dividido entre dois blocos, um liderado pelos Estados Unidos (potência capitalista) e o outro pela URSS (potência socialista). Esses países formaram alianças militares com o objetivo de defender seus interesses: a OTAN, sob influência dos EUA, e o Pacto de Varsóvia, sob a liderança da URSS. Proponha aos alunos uma reflexão sobre a temática, a partir das questões abaixo:
Orientações para a atividade:
a. Observando atentamente os mapas, responda:
b. Oriente os alunos a buscarem respostas a essas questões e organizá-las por escrito. Consultando livros didáticos e a internet os alunos podem ter acesso a textos e mapas relativos à OTAN e ao Pacto de Varsóvia. Estimule-os a selecionar e analisar outras fontes além das indicadas nesta aula.
Sugestões de fontes para a pesquisa:
O Bloco Socialista - Leste Europeu. http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra7/blocosocialista-lesteeuropeu.htm
OTAN. http://www.brasilescola.com/geografia/otan.htm
Pacto de Varsóvia. http://www.grupoescolar.com/pesquisa/pacto-de-varsovia.html
OTAN X Pacto de Varsóvia. http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/otan-x-pacto-varsovia-435069.shtml
c. Posteriormente, promova uma discussão coletiva para a socialização das respostas. O professor deve fazer os esclarecimentos necessários às possíveis dúvidas dos alunos.
Atividade 2 A construção do muro de Berlim Dinâmica: Trabalho em grupo |
O que representou, no contexto da Guerra Fria, a criação do Muro de Berlim? Qual o significado político e social deste fato histórico?
http://www.youtube.com/watch?v=cuf3r-o871k
Acesso em 15/10/2013
Fontes para análise do tema:
Anos 60: ergue-se o muro de Berlim. http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra7/blocosocialista-lesteeuropeu2.htm
1961: construção do muro de Berlim. http://www.dw.de/1961-constru%C3%A7%C3%A3o-do-muro-de-berlim/a-608522
A construção do muro de Berlim: o auge da Guerra Fria. http://pessoas.hsw.uol.com.br/muro-de-berlim1.htm
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em grupos.
b. Os grupos devem analisar as fontes propostas para a atividade: vídeo e textos. As ideias centrais das fontes devem ser esquematizadas no caderno. Confira no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914, as orientações para a produção de esquema.
c. Após o trabalho de análise das fontes, promova um debate sobre o tema, a partir da questão formulada inicialmente. Veja as orientações abaixo:
DEBATE Promova um debate entre os alunos para que possam socializar as reflexões e discutir possíveis dúvidas que não foram esclarecidas. a. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica. b. Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresentará as questões que anotou durante o debate, as quais ainda necessitam de esclarecimentos, colocando as suas próprias considerações sobre o tema. |
d. Finalize a atividade, propondo aos alunos que produzam um texto dissertativo sobre o tema debatido. Veja as orientações para a produção do texto dissertativo em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51471.
e. Os textos produzidos devem circular entre os alunos por meio de pendrives ou e-mail.
Para os alunos:
FENELON, Déa. A guerra Fria. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Tudo é História, 64).
Guerra Fria. http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/ (Acesso em 15/10/2013)
Guerra Fria. Capitalismo e Socialismo. http://guerra-fria.info/mos/view/Capitalismo_e_Socialismo/
Para os professores:
BARROS, Edgar de. A Guerra Fria. São Paulo/Campinas: Atual/Unicamp, 1984.
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretações de fontes escritas; análise de vídeo; produção de cartazes; produção de texto argumentativo; leitura e interpretação de charges e mapas; produção de texto dissertativo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2013
Cinco estrelasExcelente sugestão de aula.